R.I.P


foto Paulo Spranger



sobre a minha cidade, 

falei-te ontem, mostrei-te

as esquinas do tempo, a imagem de fachadas

que ainda conheci, de outras que

eu próprio ignorava; sobre

a minha cidade e suas pedras, seus espaços

de árvores graves; e o que foi arrasado,

ou está a desfazer-se; as manchas do presente, a

poluição dos homens; e o que foi

violentamente arrancado por negócios sucessivos,

erros, brutalidades: o que era e o que foi

o que é dentro de mim o seu obscuro,

imaginário ser: costumes e conflitos,

maneiras de falar, a gente

e a confusão das ruas, as casas do barredo;

sobre a minha cidade achei que tu

tiveste gratidão, a viste.

que percorreste as pontes que a minha

cidade a ti me trazem, entre

gaivotas alastrando e músicas diferentes,

e foste nascer nela.”

Vasco Graça Moura
Vasco Graça Moura nasceu no Porto, Foz do Douro, em 1942, e morreu hoje, em Lisboa aos 72 anos.
Deixa uma obra literária vasta e era uma figura carismática da cidade e do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...