de volta a Delhi - mais um post sobre a Índia

a minha recente viagem à Índia terminou em Delhi, cidade onde já tinha estado há 12 anos atrás......
ia cheia de curiosidade de lá voltar, pois da primeira vez tinha sido um impacto muito forte, chegar a uma cidade enorme, e a uma realidade completamente diferente da nossa.




desta vez cheguei de comboio, sozinha, vinda de Haridwar, uma viagem que durou 5 horas e meia, e na qual vim quase sempre a dormir, enfiada naqueles cacifos superiores..:)

o reboliço assim que se sai do comboio e a "caça" ao cliente para taxi ou Tuk Tuk é o previsto ou talvez ainda maior - uma mulher sozinha, estrangeira, e com uma mala gigante é o verdadeiro alvo, sendo que para cada taxi, há pelo menos 5 indianos, (um que conduz, outro que procura as clientes, outro que informa, outro que fala inglês......)

"Taxi, Madam?" "Let me help you" Where are u going?" "I carry your bag".......

e assim me deparei com um batalhão de indianos à minha volta.....a opção foi mesmo pôr um ar confiante e escolher um deles à sorte para regatear um bocado o preço do taxi....e seguir, rumo ao Hotel.
(regra número 1 para quem anda pela Índia é dar sempre aquele ar de que se sabe para onde se vai, e nunca dizer que é a primeira vez que ali estamos....:)


como só lá ia estar um dia e meio, e completamente sozinha, optei por não ir aos "locais turisticamente obrigatórios" (esses já os tinha visto anteriormente) mas antes deixar-me deambular por lugares "confortáveis" e que me tinham sido aconselhados por quem vive em Delhi, deixando-me andar pelas ruas sem pressas e sem horas,  fazer algumas compras,  observar e absorver...:)

essencialmente fui a 3 sítios:

I - Dilli Haat

é uma espécie de feira de artesanato ou mostra do que melhor se faz no país.
é um recinto ao ar livre, circunscrito, e onde se paga para entrar (muito pouco), com expositores vindos de várias zonas da Índia. 
pode-se inclusivamente almoçar ou jantar e foi um local onde andei completamente à vontade, num ambiente bonito e onde vi coisas de perder a cabeça. o mais difícil foi escolher o que trazer, pois se tivesse muito dinheiro trazia um contentor cheiinho...:)




II - Connaught Place (e imediações) 
- zona moderna e central, com grande parte dos serviços importantes aí concentrados




"you look indian Madam":) 
foi o que mais ouvi por aqui....
não havia como não me rir, e volta e meia lá ia dando meia de conversa às inevitáveis aproximações, (é uma realidade: se o facto de ser turista é por si um foco de atração, uma mulher sozinha então ....não consegue nunca passar despercebida....., mas confesso que nunca me senti ameaçada nem com medo e até achei divertido conversar com alguns deles. 

"I am practicing my English! Next year when you come back, my English will be much better, you will see...."
dizia o Manu, (último da foto). e lá ia desenrolando várias histórias, sempre com a intenção, claro, de me levar para o shoppping mall mais próximo, onde provavelmente teria alguma comissão a receber caso chegasse lá com uma cliente....

all the tourists go there, you must go there!:)
"sure you don´t wanna go?? You can buy a nice sari, beautiful bracelets, gems,....let me show you:)"
"sure you don't need a taxi?"






Starbucks Cafe, em Connaught Place:
(entrei para descansar do calor e para escrever calmamente os meus postais)



mãe e filha, vendiam carteiras e lenços na rua

uma loja que gostei muito de conhecer, com um conceito muito próprio baseado no fair trade e em produtos orgânicos e onde para além de roupas e vários acessórios, tem também uma livraria.
julgo que a casa mãe é no Reino Unido.



posto de turismo em Connaught Place
(entrei só para despitar um indiano que não me largava, acabei "conquistada" pela simpatia do funcionário do posto de turismo, que só me dizia para não acreditar em nada do que as pessoas na rua me diziam........:)




III - Khan Market:
zona rica, com lojas caras, vários bares com gente jovem, bem frequentados.
entrei num dos bares para beber um Mojito - mas não tinha álcool...:)
e fiz umas comprinhas, claro: )
Anokhi e Fabindia são duas lojas que eu recomendo, com roupa linda!




e assim fica Delhi para trás....e eu sempre com vontade de voltar....:)
por mim continuava a viajar:)

próximo post da Índia será sobre o retiro de yoga, em Rishikesh

4 comentários:

  1. Boa! Eu gostava imenso de fazer uma viagem dessas, e precisamente sózinho.

    ResponderEliminar
  2. Não deixes de fazer...:)


    ResponderEliminar
  3. Oh que máximo :)
    As fotos são lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg Joana! bem vinda ao meu blog:)
      a Índia propicia-se a fotos bonitas...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...