e o natal quase a chegar......

e não vale stressar.
natal é das mais bonitas épocas do ano, a cidade enche-se de luzinhas, fica mais bonita, e apesar do frio só apetece sair à rua!  
sair à rua!!! isso mesmo, e nada de shoppings, aglomerados de gente a deambular desenfreada e aflita pelos corredores. esqueça!
agasalhe-se, ponha um gorro bonito e um cachecol colorido, o seu melhor sorriso e convide as suas amigas para uma saidinha por aí num sábado à tarde ou num dos próximos feriados, está tudo aberto...e vamos lá, por essas ruas do porto, claro!

leve no bolso a sua listinha de presentes, (pequenina!!) que é tempo de crise e já ninguém está à espera de receber presentes mirabulantes.....mesmo as crianças ficam felizes com pequenas coisas! verdade! (experimente dar a um rapaz de 6/7 anos um baralho de cartas do Yu-Gi-Ho que custa 1Euro, e depois diga-me se ele não ficou feliz......)



vá de metro!!! leve uma Lomo e capte momentos felizes com as pessoas que gosta. dispare por aí!
e descubra tantas lojinhas interessantes, com gente simpática para nos receber! aqui ficam algumas das minhas propostas:

percorrer a Rua do Rosário de uma ponta à outra. comprar artesanato ou peças de autor,  no Artes em Partes ou no Muuda.


passar pelo Centro Comercial Bombarda e descubrir peças vintage ou surpreender-se com tantas outras propostas, como por exemplo a louça do Bordalo Pinheiro.


entrar na Rota do Chá e subir ao primeiro andar. vasculhar a loja de uma ponta à outra, porque além de ter roupa linda (também para homem!!!), tem chás, bules, e tantas outras coisas que podemos oferecer e que vão fazer a diferença. é subir, é subir, !!   


deliciar-se com um chocolate quente na Chocolataria Equador, na Rua Sá da Bandeira e comprar trufas ou chocolates diversos. são A verdadeira delícia, a loja é linda e as caixinhas para presente também. hummmmm, ...

ou então, na travessa de cedofeita, parar na Casa de Ló!  tem uma tarte de maçã deliciosa, e pode sempre comprar compotas, ou ladrilhos de marmelada!!! hummmmm!!!!


para variar, ver ou comprar um pouco de arte, na Rua da Picaria e entrar na Galeria Dama Aflita. vale mesmo a pena!



ou percorrer a Rua do Almada, ver os prédios devolutos, os já reabilitados e umas quantas lojas alternativas, e não deixar de entrar na Embaixada Lomográfica do Porto, onde pode ver fotos divertidas. 


....e tantos, tantos outros sítios!!  
deixe-se surpreender pela sua própria cidade, esqueça os shoppings e vai ver que nem sente o frio. 
saia à rua, dê côr à cidade e encontre a alma das coisas....

vemo-nos por aí! 

e o frio chegou à cidade


um frio que arrepia invadiu a cidade, ainda bem que lá por onde andei comprei um gorro quentinho. e este ano a moda está para gorros, querem-se cabeças coloridas a dar côr às ruas.

medina de Marraquexe

Marraquexe continua uma cidade vibrante. e agora com a rota Porto-Marraquexe via Ryanair não há desculpas. em pouco mais de uma hora, a preços super acessíveis, chegamos a um outro continente, a um outro mundo, a um outro paraíso para compras....uma perdição.....uiiii  


Fiz um livro lindo depois desta viagem a Marraquexe, podem vê-lo AQUI!
My book about this trip to Marraquexe HERE:

em busca de outros sentidos


deixo por uns dias a minha cidade para me fazer a outra cidade, intensa nas cores, nos aromas, no ruído. quem sabe a lua tem lá outro brilho, quem sabe as estrelas contam histórias entre si.
partir, sair da minha zona de conforto, revisitar. alhear. descobrir.
tão bom viajar.
para depois saber sempre bem regressar. 

até já.

gosto

rua Elísio de Melo, antes de chegar à Rua de Ceuta e em frente ao restaurante Canelas de Coelho

cidades e reboliço. gosto desta vida citadina que me enaltece os dias e me inspira os sentidos. sítios novos, e esse borburinho de coisas a acontecerem. a inspiração que nasce dos dias com chuva e do nevoeiro que o Porto veste às vezes logo pela manhã, o saudosismo das gentes em cada esquina e de almas acolhedoras. gosto.
e também gosto do Porto cinzento mas ainda mais do Porto que se banha do azul do mar. e de me deixar conquistar e surpreender todos os dias um pouquinho mais. e todos os dias, há um novo Porto que pode ser descoberto por aí. 

neste lugar de imperfeição



terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo
mal de te amar neste lugar de imperfeição
onde tudo nos quebra e emudece
onde tudo nos mente e nos separa

sophia de mello breyner 

mercado em festa

ao 1.º e 3.º sábado de cada mês há festa no Mercado de Matosinhos. artesanato & música, enquanto se compram os legumes, o peixe fresco, a fruta.   


esquece-se a chuva e o dia sorri. 

e porque hoje é sexta-feiraaaaaa....


não há dietas, há pequenos e bons prazeres a dar início à noite.


e porque estou com crianças, sugiro a Casa D'oro, onde se podem comer pizzas deliciosas e as melhores bruschettas da cidade. em ambiente descontraído, e em frente ao rio. esse rio que é o Douro.  

Pizzaria Casa D'oro, 797
Rua do Ouro
aberto todos os dias, mas não aceitam reservas. é chegar e sentar. 

Bom fim de semanaaaaa!

este fim-de-semana pelo Porto




integrada na semana europeia da prevenção de resíduos, realiza-se amanhã, na Rua de Sta Catarina às 11h00 uma jam session com instrumentos reutilizados. a ideia é ir fazer barulho por um ambiente melhor, e vai acontecer em várias cidades europeias ao mesmo tempo. eu já preparei umas caixas que já não uso e estou a treinar uns sons com elas.... 


e ainda a II edição do Mini Porto Belo, na Praça Carlos Alberto (inicialmente prevista para a semana anterior mas adiada devido à chuva), onde as crianças vendem o que já não usam ou mostram o seu talento. a primeira edição foi um sucesso, esperemos que amanhã o S. Pedro ajude e nos brinde com algum sol! 

working out

parque da cidade

depois de ter feito a mini maratona (6kms), o meu próximo desafio é a corrida de S. Silvestre, 10km, no próximo dia 26 de Dezembro. é uma corrida que faz parte da cidade e eu vou  participar.


o bom do jogging é o ar livre, o ar puro que se respira, o verde percorrido pelo parque e ao fundo o mar, azul, que eu não passo sem ver, todos os dias.


e a simpatia de muitos que cruzam o meu caminho, logo pela manhã.

Corrida de S. Silvestre
26 de Dezembro 2010, 18:30h
4km caminhada
10 km corrida, início na Av dos Aliados
inscrições em runporto.com

vemo-nos por lá!

seguem os dias


seguem os dias, segue também o rio, incansável, o seu caminho até à foz.




seguem os dias, enquanto os barcos no rio nos sorriem e da pesca se faz vida.  


bom dia!

não é só rua


abrando o passo. subo, desço, e depois volto a subir. porque há ruas pelo Porto que me fazem caminhar devagar. para me poder perder com o olhar.

boas acções

como estamos de reciclagem?


nos dias que correm já não faz sentido misturar papel, embalagens e vidros com o lixo comum. e não custa nada, é apenas uma questão de hábito. que começa dentro de casa, e depois na rua é só despejar nos sítios certos. estão por todo o lado os contentores. vá lá! pelo ambiente, por um mundo melhor!    

e como estamos de solidariedade?



há sempre quem precise mais do que nós. e agora a Cruz Vermelha colocou por várias ruas estes grandes contentores onde pode colocar roupas e brinquedos dos seus filhos que eles já não usam. não perde muito tempo em deslocações, é só ter vontade.
os adultos também precisam, eu sei, mas se fizermos as crianças felizes, duplicamos sorrisos!  

há muitos outros pontos da cidade que aceitam roupas e brinquedos, experimente na sua paróquia;
 ou então na Rua de Antero de Quental, 856, todos os dias, das 10h às 20h.
e o ideal era que não oferecessemos só nas alturas do Natal.

tantas vezes

mercado do bolhão

às vezes um lugar, às vezes as cores, às vezes um sorriso ou um bom dia vindo de alguém que eu nem conheço. tantas vezes percorro as ruas em busca de um sentido mais, tantas vezes esses pequenos devaneios me fazem tão feliz.   

paragem obrigatória




quando se vai à Rua de Sta Catarina, é no Café Majestic. porque também é bom sentirmo-nos turistas na nossa própria cidade. 


fixar o olhar nas fachadas das mercearias antigas, sem conter o desejo de entrar. é mesmo preciso entrar, e comprar uns biscoitinhos artesanais, umas compotas com memórias dos nossos avós, deixar que o tempo avance devagarinho com rotinas que hoje em dia quase nos vão escapando. 

sentir a cidade, fazer das idas ao centro uma história de sedução. e com jeitinho, há muito para nos conquistar. 


entrar no mercado do Bolhão - por quanto tempo mais o poderemos fazer? - falar com as vendedoras, comprar pão e fruta fresca e sair de lá com um ramo de flores. 
que nos encham o dia e a alma de cor.  

procura a maravilha

rota do chá

procura a maravilha.

onde um beijo sabe a
barcos e bruma.
no brilho redondo
e jovem dos joelhos.
na noite inclinada
de melancolia.

procura.
procura a maravilha.
Eugénio de Andrade

num sábado ventoso

está um sábado de vento e de chuva que quase apetece ficar enroscadinhos no sofá a pôr as leituras em dia. se for esse o caso, uma boa ideia para estes dias é sempre fazer uns scones com um chá quentinho e comê-los ao som de uma boa música, deixando-nos conquistar pelo conforto da nossa casa:




ver a receita aqui, é o blog da Mafalda Pinto Leite, lindo, com fotos fantásticas e receitas de chorar por mais!

mas depois há sempre aqueles (como eu!!) que não se deixam abalar pelo tempo, faça chuva ou faça sol há sempre um programinha interessante a fervilhar por essas ruas do Porto:
aqui ficam algumas sugestões para passar a tarde:

 - inauguração da exposição lomográfica "Férias", na embaixada lomográfica do Porto, rua do Almada, a partir das 16H, com exposição também patente na estação do metro da Trindade. 
 -  quem tiver filhos pequenos, aconselho ir com eles ver a peça Óscar, no Teatro de Belomonte, posto em cena pelo Teatro das Marionetas do Porto. 
 - e no final, já que se falou em scones, acabar a lanchar na Rota do Chá, na rua Migel Bombarda. servem uns scones maravilhosos com uma vasta gama de chás de todo o mundo à escolha, em ambiente místico e super acolhedor....

hummm, delicie-se, inspire cultura, mas acima de tudo nunca deixe de viver o Porto.

e já é sexta-feira...



sexta-feira, já noite, brilham as luzes da cidade e a lua sorri lá fora. devagarinho, deixo que a noite tome conta de mim, devagarinho a noite toma conta do Porto.

bom fim-de-semanaaaa!!!!      

s.martinho

e umas castanhinhas?




sentem o cheirinho? e o fumo quentinho a aquecer a ponta do nariz? 
pois se há dia para comer castanhas é hoje, e estas assadas na rua são as que eu mais gosto. 
mas mais logo, em casa, também são boas....com um copinho de tinto a acompanhar....  
bom dia de S.Martinho!

street art



confesso que sou adepta de street art e de algumas mostras de cultura urbana. Berlim foi a cidade que até agora mais me cativou nesse sentido, vi por lá verdadeiras obras de arte e achei a cidade fascinante.
quando não se perturba o espaço e quem vive por perto, as pinturas acabam por dar cor e algum ânimo às ruas onde são feitas.
como é o caso da Baixa portuense, que apesar de estar a ser lentamente reabilitada, ainda tem muitas zonas  extensas de degradação e de ruas tristes.
um pouco de cor só lhes fica bem.




a favorita


o quarteirão de Miguel Bombarda está cada vez mais atraente, já não restam dúvidas. em sábado de inaugurações as ruas fervilham de pessoas e de animação, as lojas estão cheias e com luz especial, as galerias apresentam as suas novas colecções, a arte sai à rua, e a cidade tem sempre um dia em cheio.

a verdade é que a rua já nos vai conquistando para além desse dia de inaugurações, e vão nascendo lugares e projectos que merecem ser visitados a qualquer dia da semana.
a Pensão Favorita é um deles. porque é uma pensão cheia de estilo e charme, super "cosy" e bem decorada, e porque serve refeições óptimas no seu restaurante do andar de baixo, ou então num jardim acolhedor.

eu se não fosse do Porto não perdia a oportunidade de ficar lá a passar uma noite.....; como sou, entrego-me antes ao bom gosto e recanto do jardim e das refeições, e sempre que posso vou lá almoçar.

vale a pena ver o site - www.pensaofavorita.pt;  vale a pena divulgar. vale a pena viver o Porto! 

cores de outono na cidade


as cores de outono vestem a cidade. e a cidade só agradece, assim como o seu parque da cidade, que em passada de jogging corro sempre de uma ponta à outra. nestes dias apetece captar as cores e as folhas, as que pousam e as que insistem em colorir as árvores de onde pendem.  
outono no Porto obriga a uma visita ao parque da cidade, de preferência de manhã cedo ou ao final do dia, antes de escurecer. não deixem de ir, vemo-nos por lá! 

a surpresa dos instantes


pôr do sol em Matosinhos

pudesse eu não ter laços nem limites,
ó vida de mil faces transbordantes,
pra poder responder aos teus convites,
suspensos na surpresa dos instantes.

Sophia de Mello Breyner

charme

Café Candelabro

charme. ou um recanto que até parece parisiense. 
esta praça no cimo da rua da Picaria merece ser vivida aos poucos, e sempre que o bom tempo o permita. a dois, numa mesa repleta de amigos, a sós, ou quem sabe na companhia de um bom livro, de uns petiscos e de uma bebida que enalteça o final de dia. porque o café Candelabro está lá para nos conquistar.

nunca é tarde para sonhar



sempre em busca dos encontros perfeitos.
entre mim, o Porto e os meus sonhos.
e eu nunca me canso de sonhar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...